EIXO : LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
ATELIÊ: ORATÓRIA
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS ALCANÇADOS
|
ü Planejar, produzir e revisar perguntas de textos orais transcritos;
ü Desenvolver a linguagem oral e escrita;
ü Diferenciar o uso adequado da norma culta e coloquial, bem como as suas peculiaridades e expressando-se com mais facilidade;
ü Adequar à linguagem coloquial às diversas situações do contexto situacional do aluno;
ü Conhecer melhor os profissionais do ambiente escolar;
ü Produzir histórias em quadrinhos em estilo “Mangá”.
| |
JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos, bem como desenvolver suas competências e habilidades comunicativas (como a capacidade de produzir sentido por meio de textos orais e escritos adequados a diferentes situações). Possibilitando ao aluno o reconhecimento dos gêneros discursivos entrevistas, reportagem, histórias em quadrinhos em estilo mangá e boletins informativos despertando assim os interesses dos mesmos através da sua prática.
Estabelecendo as diferenças entre os elementos textuais (relações contextuais e co-textuais) de maneira que interfira na leitura ampliando os sentidos produzidos. Proporcionando ao educando uma ampliação do contexto lingüístico e a produção de novas práticas na oralidade e na produção escrita.
| |
CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ø Gêneros contemplados em textos jornalísticos; Entrevista, reportagem e HQ em estilo Mangá, Boletim informativo;
Ø Características dos gêneros acima mencionados;
Ø Subgênero: artigo de opinião;
Ø Pontuação contida nos textos jornalísticos;
Ø Classes de palavras; (Substantivo, adjetivo, artigo, etc.);
Ø Acentuação gráfica; (Oxítonas e paroxítonas);
Ø Silaba, Tonicidade e proparoxítonas;
Ø Relação entre nomes na frase (introdução a analise sintática).
| |
CRONOGRAMA / AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
1ª etapa: Fevereiro:
Ø Disparador:
Ø “Conhecendo melhor os alunos”
Ø Leitura e discussão do texto: quem é você? Possibilitando trabalhar as diferenças pessoais de cada aluno e fazer uma auto-análise para estabelecer relações saudáveis entre os colegas de classe; do aluno com o próprio corpo e o cultivo de boas amizades;
Ø Texto: autoretrato - Reflexão sobre sua origem;
Ø Realização de entrevistas entre os alunos (qual o seu nome completo?,sua idade?, onde nasceu? Qual a sua comida preferida? Entre outras)
Ø Texto: O menino no espelho – reflexão sobre sua identidade/valores;
Ø Introdução a classes de palavras – substantivos;
Ø Reconhecer e empregar corretamente, em um texto, os sinais de pontuação
Ø Introdução ao projeto:
Ø Sondagem e conceitos de gêneros discursivos (entrevista, reportagem e Histórias em quarinhos),
Ø Linguagem coloquial e norma culta;
Ø Leituras de entrevistas e reportagens em diferentes textos impressos revistas: Quem, Atrevida, Jornais do Bairro, boletins informativos.
Ø Relacionar suas características e semelhanças, sua funcionalidade, elaboração e revisão de perguntas para as entrevistas,
Ø Definição do foco das entrevistas (pessoais profissionais ou temáticas escolhida pelos grupos),
Ø Produção de textos de opinião;
Ø Discussão do desenvolvimento do projeto pela equipe,
Ø Análise de participação e envolvimentos dos alunos no projeto;
Ø Confecção de um boletim informativo quinzenal com as matérias feitas pelos alunos.;
Ø Confecção do portfólio das equipes;
2ª etapa: Março:
Ø Análise de entrevistas e reportagens relacionadas ao universo adolescente;
Ø Realização das simulações de entrevistas entre os alunos;
Ø Orientações de postura e linguagem adequada ao gênero entrevista e reportagem;
Ø Gravações das práticas realizadas em sala de aula;
Ø Confecção do portfólio das equipes;
Ø Confecção do boletim informativo quinzenal com as matérias feitas pelos alunos em sala de aula.
3ª etapa: Abril:
Ø Elaboração e produção de reportagem sobre a “Páscoa” (qual o seu sentido? Como é comemorada?);
Ø Confecção do boletim informativo quinzenal sobre a reportagem da “Páscoa”;
Ø Texto jornalístico: “bicho é com ele”;
Ø Análise da pontuação na entrevista;
Ø Análise de textos orais (transcrição de textos orais, diferenças de fala e escrita);
Ø Entrevistas e gravação no estúdio com os funcionários da Efeti;
Ø Análise e pesquisa em textos científicos: consultas ao dicionário;
Ø Pesquisas de gírias e expressões regionais;
Ø Produção de um pequeno dicionário de gírias e expressões regionais mais utilizadas no contexto do aluno do Jd. São José II;
Ø Confecção do portfólio das equipes.
4ª etapa: Maio:
Ø Enquetes sobre a nova temática das reportagens das equipes;
Ø Entrevista especial do “Dia das Mães”;
Ø Confecção do boletim informativo quinzenal sobre a reportagem do “Dia das Mães”;
Ø Leitura de Textos científicos: Enciclopédias;
Ø Origem da historia em quadrinhos – leitura e produção de textos verbais e não – verbais;
Ø Introdução a morfologia – Substantivo/singular/plural;
Ø Leitura de textos epistolares: “O diário de Anne Frank”;
Ø Discussão e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e vídeo;
Ø Reportagem sobre as novas regras da gramática da língua portuguesa: “Você sabia que...”;
Ø Produção de boletins informativos;
Ø Confecção do portfólio da equipe
5ª etapa: Junho:
Ø Leitura de textos de opinião: “Quem lê mais escreve melhor?”
Ø Oficina da escrita: produção de textos de opinião sobre temática livre;
Ø Adjetivos, artigos, relações entre os nomes, acentuação gráfica (proparoxítonas, paroxítona, oxítonas, monossílabos);
Ø Avaliação do projeto pelos alunos;
Ø Finalização do portfólio das equipes;
Ø Exposição do projeto (produção de cartazes e um livro uma coletânea de entrevistas realizadas no projeto).
| |
AVALIAÇÃO DO PROJETO
A avaliação e dará em todos os momentos simultaneamente ao projeto, sendo observado o desenvolvimento do aluno em todas as etapas do projeto, observando também suas competências linguisticas e psíquicas em suas múltiplas inteligências (habilidades/competências). Serão feitas algumas intervenções pedagógicas de forma que juntamente com o aluno, ele possa conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem procurando viabilizar e contextualizar as situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão e condições de enfrentar. A avaliação inicial servirá para obter informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos, assim como para o aluno tomar consciência do que já sabe e do pode ainda aprender sobre os conteúdos sugeridos.
| |
ANEXOS (Registro, Vídeos, portfólios, parcerias e etc.)
Ø Paralelo ao projeto é realizado a produção escrita de um diário de emoções com os alunos onde eles registram diariamente como foi o seu dia? O que estão sentindo? Enfim é mais uma maneira que encontrei para trabalhar a leitura e a escrita dos alunos de uma forma prazerosa, bem como a produção das histórias em quadrinhos em estilo Mangá, que surgiu para trabalhar a leitura e escrita desenvolver as competências linguisticas sem deixar de lado as habilidades com desenhos dos meninos o que tem surtido um grande efeito.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário