PLANO DE AULA MENSAL
2° SEMESTRE.
PROFESSORA: Tatiane dos Santos Reis
ATELIÊ: Teatro TEMA: “Da Estante para a Vida”
TURMAS: 1,2,3 e 4. MÊS DE SETEMBRO 30/08 a 24/09.
TEMA DO PROJETO: “As Princesas e os Super Heróis” e “A vila do Chaves no Jd. São José” ETAPA DO PROJETO: 4º ETAPA.
OBJETIVOS:
- Desenvolver a criatividade do aluno, bem como ampliar seu conhecimento de mundo explorando suas habilidades artísticas e psíquicas aprimorando seu nível de convívio sócio – cultural e cientifico de acordo com o conteúdo ministrado em sala de aula.
CONTEÚDO:
Conteúdos
|
Procedimentos didático-pedagógicos
|
De 30/08 a 10/09
Poemas e textos teatrais, contos e histórias;
Fantoches de TNT;
Esculturas de bonecos e animais de gesso e papel machê; fantoches de recicláveis;
Campanha de recicláveis.
|
Confecção de fantoches grandes; ensaios musicais e teatrais; caderno de poemas; trava língua, leitura e escrita de histórias e contos;
Ensaios da peça e confecção do cenário.
|
De 13/0 a 17/09
Paródias;
Gêneros discursivos: Letras de música;
Dicionário Legal.
|
Conceito e exposição de paródias, concurso de paródias entre as turmas;
Letras de música; a poesia através da musica e a os manifestos de opiniões expressos também através dela.
Ensaios da peça e confecção do cenário.
Dicionário Legal: fazer um levantamento das palavra mais curiosas e levantar com os alunos os seus possíveis significados e depois atribuir seu real significado.
|
De 20/09 a 24/09
Estações do ano, “festa da Primavera”, concurso de talento.
|
Explorar o tema das estações do ano, ensaios teatrais e musicais, produção de uma peça para a primavera, despertar talentos através de um concurso de talento realizado dentro da “festa da primavera”;
Ensaios da peça e confecção do cenário;
Preparação para a mostra cultural.
|
CONTEÚDOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS A SEREM DESENVOLVIDOS
Atitudinais Procedimentais
|
Procedimentais
|
a)Trabalho cooperativo em equipe: respeitando os colegas, a professora, o espaço público.
b)Participação efetiva nas atividades em sala de aula.
c)Autonomia: adquirir habilidade e iniciativa na resolução de problemas e realização das atividades propostas.
|
Enfatizar o “saber fazer” e o “saber conviver”
Análise avaliativa e quantitativa das aulas.
Análise individual dos alunos e em grupo em momentos de exposição e de trabalhos.
Propiciar momentos de socialização e interação do grupo.
|
ESTRATÉGIAS:
¨ Leitura e análise de textos literários, poéticos e publicitários;
¨ Diversificação da leitura e produção de textos (literatura infantil, textos jornalísticos, gibis, revistas);
¨ Dinâmicas de grupos e Jogos teatrais (mímicas, espelho e personagem, contem outra vez, expressão corporal, dança da cadeira, narrações de histórias com inserção de objetos e etc.);
¨ Audição de músicas (diversos ritmos para expressão corporal);
¨ Técnicas vocais (orientações de dicção, higiene e cuidado com a voz);
¨ Expressão corporal (técnicas de representação).
RECURSOS MATERIAIS:
¨ Cópias de textos teatrais, poemas e de outros gêneros;
¨ Cópias de letras de músicas;
¨ Papel sulfite, Papel color set, lápis, borracha;
¨ Mídia de cd;
¨ TNT (tecido não tecido) para confeccionar o figurino da peça;
¨ Bastão de cola quente;
¨ Linha de costura;
¨ Tesoura;
¨ Agulha;
¨ Papelão;
¨ Tinta guache;
¨ Tinta de tecido;
¨ Lantejoulas;
¨ Glitter;
¨ Papel Paraná e outros materiais para confecção de fantoches.
Nenhum comentário:
Postar um comentário