OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS ALCANÇADOS
|
ü Planejar, produzir e revisar perguntas de textos orais transcritos;
ü Desenvolver a linguagem oral e escrita;
ü Diferenciar o uso adequado da norma culta e coloquial, bem como as suas peculiaridades e expressando-se com mais facilidade;
ü Adequar à linguagem coloquial às diversas situações do contexto situacional;
ü Conhecer melhor os profissionais do ambiente escolar;
ü Produzir histórias em quadrinhos em estilo “Mangá”.
| |
JUSTIFICATIVA
O projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos, bem como desenvolver suas competências e habilidades comunicativas (como a capacidade de produzir sentido por meio de textos orais e escritos adequados a diferentes situações). Possibilitando ao aluno o reconhecimento dos gêneros discursivos entrevistas, reportagem, histórias em quadrinhos em estilo mangá e boletins informativos despertando assim os interesses dos mesmos através da sua prática.
Estabelecendo as diferenças entre os elementos textuais (relações contextuais e co-textuais) de maneira que interfira na leitura ampliando os sentidos produzidos. Proporcionando ao educando uma ampliação do contexto lingüístico e a produção de novas práticas na oralidade e na produção escrita.
| |
CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
Ø Gêneros contemplados em textos jornalísticos; Entrevista, reportagem, HQ em estilo Mangá, Boletim informativo;
Ø Características dos gêneros acima mencionados;
Ø Subgênero: artigo de opinião;
Ø Pontuação contida nos textos jornalísticos;
Ø Classes de palavras; ( Substantivo, adjetivo, artigo, etc);
Ø Acentuação gráfica; ( Oxítonas e paroxítonas);
Ø Silaba, Tonicidade e proparoxítonas;
Ø Relação entre nomes na frase (introdução a analise sintática).
| |
CRONOGRAMA / AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS
1ª etapa: Fevereiro –
Ø Disparador:
Ø Sondagem e conceitos de gêneros discursivos (entrevista e reportagem),
Ø Linguagem coloquial e norma culta;
Ø Leituras de entrevistas e reportagens em diferentes textos impressos revistas: Quem, Atrevida, Jornais do Bairro, boletins informativos.
Ø Relacionar suas características e semelhanças, sua funcionalidade, elaboração e revisão de perguntas para as entrevistas,
Ø Definição do foco das entrevistas (pessoais profissionais ou temáticas escolhida pelos grupos),
Ø produção de textos de opinião;
Ø Discussão do desenvolvimento do projeto pela equipe,
Ø Análise de participação e envolvimentos dos alunos no projeto;
Ø Confecção de um boletim informativo quinzenal com as matérias feitas pelos alunos.
2ª etapa: Março –
Ø Análise de entrevistas e reportagens relacionadas ao universo adolescente; (realização das simulações de entrevistas entre os alunos,
Ø orientações de postura e linguagem adequada ao gênero entrevista e reportagem,
Ø gravações das práticas realizadas em sala de aula,
Ø confecção do portifólio da equipe).
3ª etapa: Abril –
Ø Elaboração e produção de reportagem; (as equipes depois de revisar as perguntas a serem realizadas para os funcionários da Efeti,
Ø gravações das entrevistas no estúdio da unidade,
Ø produção de boletins informativos,
Ø confecção do portifólio da equipe)
4ª etapa: Maio –
Ø Discussão e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e vídeo;
5ª etapa: Junho –
Ø Finalização e exposição do projeto. (produção de cartazes e um livro uma coletânea de entrevistas realizadas no projeto).
| |
AVALIAÇÃO DO PROJETO
A avaliação e dará em todos os momentos de maneira simultaneamente ao projeto, sendo observado o desenvolvimento do aluno em todas as etapas do projeto, observando também suas competências linguisticas e psíquicas em suas múltiplas inteligências (habilidades/competências). Serão feitas algumas intervenções pedagógicas de forma que juntamente com o aluno, ele possa conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem procurando viabilizar e contextualizar as situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão e condições de enfrentar. A avaliação inicial servirá para obter informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos, assim como para o aluno tomar consciência do que já sabe e do pode ainda aprender sobre o conteúdo sugerido
| |
ANEXOS (Registro, Vídeos, portfólios, parcerias e etc.)
|
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Projetos da Efeti
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário