Objetivos (O que o aluno deve
aprender/desenvolver, ao longo do mês? )
-Diferenciar os gêneros discursivos “entrevista e
reportagem”;
-Desenvolver a linguagem oral e escrita
fazendo uso da norma culta;
-Analisar e opinar sobre assuntos e temáticas
relacionadas ao universo adolescente de forma clara e consciente;
Conteúdos (O que será objeto de estudo)
Reportagens e entrevistas sobre o comportamento do adolescente e notícias
relacionadas ao contexto situacional do aluno; contos, histórias em quadrinhos
em estilo Mangá,travalínguas e poemas.
Recursos (Quais materiais serão
necessários?)
Sulfite, sulfitão, caderno de desenho, lápis
,borracha ,color set ,fita adesiva , cola , canetinha hidrocor ,gibis ,revistas
,jornais e folhetins ,gravador de voz , fitas cassete , pilhas recarregáveis e
carregador de pilhas.
Estratégias (Como os objetivos serão
contemplados?) Discriminar as semanas, datas e o tempo estimado.
Incluir atividades para horário de estudo, roda de
conversas e hora de lazer.
1º Semana -
Roda de
conversa: leitura individual ou coletiva de poemas , contos , conversa
sobre uma reflexão diária das emoções vivenciadas durante o dia e regras de
convivência.
Hora de
estudo: leitura e canto de letras de músicas e cantigas em língua inglesa
para aguçar a curiosidade do aluno e ampliar seu repertório cultural,
passatempos e cruzadinha para trabalhar a escrita e estimular o raciocínio,
leitura de jornais, revistas e histórias em quadrinhos de Mangá (produção de
desenhos, histórias e charges).
Ateliê: Dinâmica
ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as equipes, Leitura
compartilhada das equipes de entrevistas e reportagens impressas, discussões
sobre a temática do dia, exposição oral e escrita da opinião do grupo, registro
e montagem do portfólio da equipe.
Lazer:
jogos de tabuleiros , jogos de gramática , desenho livre, leitura de
literaturas infanto-juvenis, quebra-cabeças e etc.
***Os conteúdos ministrados na roda de conversa,
hora de estudo e lazer se repetem continuamente nas demais semanas.
2º Semana -
Ateliê:
Dinâmica ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as
equipes, discussão da equipe sobre o andamento do projeto,Leitura compartilhada
das equipes do texto em quadrinhos do Menino Maluquinho: “Quem é você?”,
reflexão e escrita pessoal sobre o texto (quem eu sou?, quem eu quero ser?
Quais meus sonhos e projetos para o futuro), exposição e registro da atividade em color set
(socialização da atividade).
3º Semana -
Ateliê:
Dinâmica ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as
equipes, Leitura compartilhada e discussão das equipes do texto: “O menino no
espelho”,reflexão sobre o que é um autorretrato e produção de um autorretrato com
color set, recortes e colagens, confecção da bandeira e escolha dos nomes das
equipes.
4º Semana -
Ateliê: Discussões
e dramatizações sobre situações problemas de conflitos relacionados ao contexto
do adolescente (sexo na adolescência, gravidez indesejada, bullying), registro
e montagem do portfólio da equipe.
5º Semana -
Ateliê:
Dinâmica ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as
equipes, realização de simulações de entrevistas e reportagens, definição e
revisão das perguntas que as equipes farão aos entrevistados na ESCOLA, registro
e montagem do portfólio da equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário