PLANO DE AULA MENSAL
Objetivos (O que o aluno deve aprender/desenvolver, ao longo do mês?)
ü Levar os alunos a refletirem sobre
sua postura nas entrevistas realizadas em estúdio;
ü Observar a oralidade utilizada durante o
processo de entrevistas;
ü Possibilitar ao aluno o contato com
as novas regras gramaticais;
ü Que o educando seja capaz de perceber
as peculiaridades pertencentes ao gênero entrevista, reportagem e história em
quadrinhos.
Conteúdos (O que será objeto de estudo)
ü Retrato
falado (reescrita e exposição);
ü Boletim
informativo (Tema: “dia das Mães”;
ü Confecção
do portfólio das equipes;
ü Enquetes
sobre a nova temática das reportagens das equipes;
ü Entrevista
especial do “Dia das Mães”;
ü Confecção
do boletim informativo quinzenal sobre a reportagem do “Dia das Mães”;
ü Origem
da história em quadrinhos – leitura e produção de textos verbais e não – verbais;
ü Discussão
e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e
vídeo;
ü Reportagem
sobre as novas regras da gramática da língua portuguesa: “Você sabia que...”;
ü Produção
de boletins informativos;
ü Confecção
do portfólio da equipe.
Recursos (Quais materiais serão necessários?)
-Papel sulfite, sulfitão, color – set, lápis,
caneta, borracha, cartolina, régua, canetinhas hidrográficas, livros, revistas,
jornais, gravador de voz, fitas k7 para gravador de voz, câmera fotográfica,
caderno de desenho, retalhos de papel, cola branca, fita adesiva e apontador.
Estratégias (Como os objetivos serão contemplados?). Discriminar as semanas, datas
e o tempo estimado.
Incluir
atividades para horário de estudo, roda de conversas e hora de lazer.
1º SEMANA:
ü Retrato
falado (reescrita e exposição);
*Os alunos Irão reescrever as
entrevistas que realizaram no mês anterior utilizando-se da norma culta e da
linguagem coloquial.
ü Boletim
informativo Tema: “dia das Mães”;
*Os alunos irão fazer um
homenagem as mães através do BI e produzir um poema especial para elas
confeccionando um cartão para entregar no dia das Mães.
ü Entrevista
especial do “Dia das Mães”.
*Os alunos irão escolher uma
funcionária da ESCOLA para entrevistar e homenagear ao final será feita uma
reportagem sobre o Dia das Mães.
2º SEMANA:
ü -
Confecção do portfólio das equipes;
*As
equipes se reunirão para produção e decoração do portfólio das equipes.
ü Enquetes
sobre a nova temática das reportagens das equipes;
*As
equipes deverão escolher um novo tema para as reportagens através de votação, e
que seja de interesse único de cada equipe e realizarão no mês de junho,
finalizando o projeto.
3º SEMANA:
ü - Origem
da história em quadrinhos – leitura e produção de HQ- MANGÁ;
*Os alunos produzirão em grupo HQ e compartilharão as histórias com a
sala ao final da aula.
ü -Produção
de textos verbais e não – verbais.
*os alunos voluntariamente irão reproduzir um texto
oralmente fazendo a transposição da norma culta para a linguagem coloquial do
seu cotidiano.
ü Produção
de boletins informativos;
*As
equipes confeccionarão um BI sobre os Ateliês da ESCOLA.
4º SEMANA:
ü Reportagem
sobre as novas regras da gramática da língua portuguesa: “Você sabia que...”;
*as
equipes divididas irão entrevistar a unidade para verificar se os alunos já têm
conhecimento sobre as novas regras gramáticas que terão inicio em 2012,
realizando entrevistas orais através de perguntas sobre a temática.
ü Discussão
e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e
vídeo;
*será
feita uma avaliação sobre o projeto e todas as etapas das entrevistas,
reportagens, boletins informativos e HQ-Mangá, levantamento de aprendizados e
confecção dos trabalhos para exposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário