segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Projetos da Efeti

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS ALCANÇADOS

ü  Planejar, produzir e revisar perguntas de textos orais transcritos;
ü  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
ü  Diferenciar o uso adequado da norma culta e coloquial, bem como as suas peculiaridades e expressando-se com mais facilidade;
ü  Adequar à linguagem coloquial às diversas situações do contexto situacional;
ü  Conhecer melhor os profissionais do ambiente escolar;
ü  Produzir histórias em quadrinhos em estilo “Mangá”.


JUSTIFICATIVA

       O projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos, bem como desenvolver suas competências e habilidades comunicativas (como a capacidade de produzir sentido por meio de textos orais e escritos adequados a diferentes situações). Possibilitando ao aluno o reconhecimento dos gêneros discursivos entrevistas, reportagem, histórias em quadrinhos em estilo mangá e boletins informativos despertando assim os interesses dos mesmos através da sua prática.
       Estabelecendo as diferenças entre os elementos textuais (relações contextuais e co-textuais) de maneira que interfira na leitura ampliando os sentidos produzidos. Proporcionando ao educando uma ampliação do contexto lingüístico e a produção de novas práticas na oralidade e na produção escrita.









CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Ø  Gêneros contemplados em textos jornalísticos; Entrevista, reportagem, HQ em estilo Mangá, Boletim informativo;
Ø  Características dos gêneros acima mencionados;
Ø  Subgênero: artigo de opinião;
Ø  Pontuação contida nos textos jornalísticos;
Ø  Classes de palavras; ( Substantivo, adjetivo, artigo, etc);
Ø  Acentuação gráfica; ( Oxítonas e paroxítonas);
Ø  Silaba, Tonicidade e proparoxítonas;
Ø  Relação entre nomes na frase (introdução a analise sintática).


CRONOGRAMA / AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

1ª etapa: Fevereiro –
Ø  Disparador:
Ø  Sondagem e conceitos de gêneros discursivos (entrevista e reportagem),
Ø  Linguagem coloquial e norma culta;
Ø  Leituras de entrevistas e reportagens em diferentes textos impressos revistas: Quem, Atrevida, Jornais do Bairro, boletins informativos.
Ø  Relacionar suas características e semelhanças, sua funcionalidade, elaboração e revisão de perguntas para as entrevistas,
Ø  Definição do foco das entrevistas (pessoais profissionais ou temáticas escolhida pelos grupos),
Ø  produção de textos de opinião;
Ø  Discussão do desenvolvimento do projeto pela equipe,
Ø  Análise de participação e envolvimentos dos alunos no projeto;
Ø  Confecção de um boletim informativo quinzenal com as matérias feitas pelos alunos.
2ª etapa: Março –
Ø  Análise de entrevistas e reportagens relacionadas ao universo adolescente; (realização das simulações de entrevistas entre os alunos,
Ø  orientações de postura e linguagem adequada ao gênero entrevista e reportagem,
Ø  gravações das práticas realizadas em sala de aula,
Ø  confecção do portifólio da equipe).
3ª etapa: Abril –
Ø  Elaboração e produção de reportagem; (as equipes depois de revisar as perguntas a serem realizadas para os funcionários da Efeti,
Ø  gravações das entrevistas no estúdio da unidade,
Ø  produção de boletins informativos,
Ø  confecção do portifólio da equipe)
4ª etapa: Maio –
Ø  Discussão e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e vídeo;
5ª etapa: Junho –
Ø  Finalização e exposição do projeto. (produção de cartazes e um livro uma coletânea de entrevistas realizadas no projeto).



AVALIAÇÃO DO PROJETO

     A avaliação e dará em todos os momentos de maneira simultaneamente ao projeto, sendo observado o desenvolvimento do aluno em todas as etapas do projeto, observando também suas competências linguisticas e psíquicas em suas múltiplas inteligências (habilidades/competências). Serão feitas algumas intervenções pedagógicas de forma que juntamente com o aluno, ele possa conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem procurando viabilizar e contextualizar as situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão e condições de enfrentar. A avaliação inicial servirá para obter informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos, assim como para o aluno tomar consciência do que já sabe e do pode ainda aprender sobre o conteúdo sugerido

ANEXOS (Registro, Vídeos, portfólios, parcerias e etc.)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário