sexta-feira, 1 de março de 2013

SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES 02


Objetivos (O que o aluno deve aprender/desenvolver, ao longo do mês? )

-Diferenciar os gêneros discursivos “entrevista e reportagem”;                         
-Desenvolver a linguagem oral e escrita fazendo  uso da norma culta;             
-Analisar e opinar sobre assuntos e temáticas relacionadas ao universo adolescente de forma clara e consciente;                                                            

Conteúdos (O que será objeto de estudo)

Reportagens e entrevistas sobre o comportamento do adolescente e notícias relacionadas ao contexto situacional do aluno; contos, histórias em quadrinhos em estilo Mangá,travalínguas e poemas.

Recursos (Quais materiais serão necessários?)

Sulfite, sulfitão, caderno de desenho, lápis ,borracha ,color set ,fita adesiva , cola , canetinha hidrocor ,gibis ,revistas ,jornais e folhetins ,gravador de voz , fitas cassete , pilhas recarregáveis e carregador de pilhas.                                  

Estratégias (Como os objetivos serão contemplados?) Discriminar as semanas, datas e o tempo estimado.

Incluir atividades para horário de estudo, roda de conversas e hora  de lazer.
1º Semana - 
Roda de conversa: leitura individual ou coletiva de poemas , contos , conversa sobre uma reflexão diária das emoções vivenciadas durante o dia e regras de convivência.
Hora de estudo: leitura e canto de letras de músicas e cantigas em língua inglesa para aguçar a curiosidade do aluno e ampliar seu repertório cultural, passatempos e cruzadinha para trabalhar a escrita e estimular o raciocínio, leitura de jornais, revistas e histórias em quadrinhos de Mangá (produção de desenhos, histórias e charges).
Ateliê: Dinâmica ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as equipes, Leitura compartilhada das equipes de entrevistas e reportagens impressas, discussões sobre a temática do dia, exposição oral e escrita da opinião do grupo, registro e montagem do portfólio da equipe.
Lazer: jogos de tabuleiros , jogos de gramática , desenho livre, leitura de literaturas infanto-juvenis, quebra-cabeças e  etc.
***Os conteúdos ministrados na roda de conversa, hora de estudo e lazer se repetem continuamente nas demais semanas.
2º Semana - 
Ateliê: Dinâmica ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as equipes, discussão da equipe sobre o andamento do projeto,Leitura compartilhada das equipes do texto em quadrinhos do Menino Maluquinho: “Quem é você?”, reflexão e escrita pessoal sobre o texto (quem eu sou?, quem eu quero ser? Quais meus sonhos e projetos para o futuro), exposição e   registro da atividade em color set (socialização da atividade).
3º Semana - 
Ateliê: Dinâmica ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as equipes, Leitura compartilhada e discussão das equipes do texto: “O menino no espelho”,reflexão sobre o que é um autorretrato e produção de um autorretrato com color set, recortes e colagens, confecção da bandeira e escolha dos nomes das equipes.
4º Semana - 
Ateliê: Discussões e dramatizações sobre situações problemas de conflitos relacionados ao contexto do adolescente (sexo na adolescência, gravidez indesejada, bullying), registro e montagem do portfólio da equipe.
5º Semana - 
Ateliê: Dinâmica ou jogo teatral para iniciar o momento do ateliê e do trabalho com as equipes, realização de simulações de entrevistas e reportagens, definição e revisão das perguntas que as equipes farão aos entrevistados na ESCOLA, registro e montagem do portfólio da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário