sexta-feira, 1 de março de 2013

PLANO DE AULA 01



PLANO DE AULA MENSAL

Objetivos (O que o aluno deve aprender/desenvolver, ao longo do mês?)

ü Levar os alunos a refletirem sobre sua postura nas entrevistas realizadas em estúdio;
ü  Observar a oralidade utilizada durante o processo de entrevistas;
ü Possibilitar ao aluno o contato com as novas regras gramaticais;
ü Que o educando seja capaz de perceber as peculiaridades pertencentes ao gênero entrevista, reportagem e história em quadrinhos. 

Conteúdos (O que será objeto de estudo)

ü Retrato falado (reescrita e exposição);
ü Boletim informativo (Tema: “dia das Mães”;
ü Confecção do portfólio das equipes;
ü Enquetes sobre a nova temática das reportagens das equipes;
ü Entrevista especial do “Dia das Mães”;
ü Confecção do boletim informativo quinzenal sobre a reportagem do “Dia das Mães”;
ü Origem da história em quadrinhos – leitura e produção de textos verbais e não – verbais;
ü Discussão e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e vídeo;
ü Reportagem sobre as novas regras da gramática da língua portuguesa: “Você sabia que...”;
ü Produção de boletins informativos;
ü Confecção do portfólio da equipe.

Recursos (Quais materiais serão necessários?)

-Papel sulfite, sulfitão, color – set, lápis, caneta, borracha, cartolina, régua, canetinhas hidrográficas, livros, revistas, jornais, gravador de voz, fitas k7 para gravador de voz, câmera fotográfica, caderno de desenho, retalhos de papel, cola branca, fita adesiva e apontador.                           

Estratégias (Como os objetivos serão contemplados?). Discriminar as semanas, datas e o tempo estimado.

Incluir atividades para horário de estudo, roda de conversas e hora de lazer.

1º SEMANA: 
ü Retrato falado (reescrita e exposição);
*Os alunos Irão reescrever as entrevistas que realizaram no mês anterior utilizando-se da norma culta e da linguagem coloquial.
ü Boletim informativo Tema: “dia das Mães”;
*Os alunos irão fazer um homenagem as mães através do BI e produzir um poema especial para elas confeccionando um cartão para entregar no dia das Mães.
ü Entrevista especial do “Dia das Mães”.
*Os alunos irão escolher uma funcionária da ESCOLA para entrevistar e homenagear ao final será feita uma reportagem sobre o Dia das Mães.
2º SEMANA: 
ü - Confecção do portfólio das equipes;
*As equipes se reunirão para produção e decoração do portfólio das equipes.
ü Enquetes sobre a nova temática das reportagens das equipes;
*As equipes deverão escolher um novo tema para as reportagens através de votação, e que seja de interesse único de cada equipe e realizarão no mês de junho, finalizando o projeto.
3º SEMANA: 
ü - Origem da história em quadrinhos – leitura e produção de HQ- MANGÁ;
*Os alunos produzirão em grupo HQ e compartilharão as histórias com a sala ao final da aula.
ü -Produção de textos verbais e não – verbais.
*os alunos voluntariamente irão reproduzir um texto oralmente fazendo a transposição da norma culta para a linguagem coloquial do seu cotidiano.
ü Produção de boletins informativos;
*As equipes confeccionarão um BI sobre os Ateliês da ESCOLA.

4º SEMANA: 

ü Reportagem sobre as novas regras da gramática da língua portuguesa: “Você sabia que...”;
*as equipes divididas irão entrevistar a unidade para verificar se os alunos já têm conhecimento sobre as novas regras gramáticas que terão inicio em 2012, realizando entrevistas orais através de perguntas sobre a temática. 
ü Discussão e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e vídeo;
*será feita uma avaliação sobre o projeto e todas as etapas das entrevistas, reportagens, boletins informativos e HQ-Mangá, levantamento de aprendizados e confecção dos trabalhos para exposição.




Nenhum comentário:

Postar um comentário