quinta-feira, 19 de maio de 2011

ATELIÊ DE TEATRO
“DA ESTANTE PARA A VIDA”



PROFESSORA TATIANE REIS



“O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos.”
( Rubem Alves )


“O professor pensa ensinar o que sabe o que recolheu nos livros e da vida, mas o aluno aprende do professor não necessariamente o que o outro quer ensinar, mas aquilo que quer aprender."
( Affonso Romano de Sant’Anna )

Objetivos Gerais:
Desenvolver e aprimorar as habilidades de comunicação e expressão; leitura e escrita; bem como proporcionar a inteiração do educando com o meio social em que vive.
Fazendo-o adquirir o prazer pela leitura de literaturas infato - juvenis e outros gêneros textuais.
Trabalhando valores, direitos e deveres proporcionando um desenvolvimento sócio – cultural do educando.
Conteúdos:
ü  Literaturas infantis;
ü  Jornais, revistas, gibis e outros gêneros textuais;
ü  Roteiros de peças teatrais;
ü  Letras de músicas;
ü  Oralidade.


Metodologia:

Através de projetos desenvolvidos pelos próprios alunos, apresentaremos peças teatrais, com produção de roteiros pelos alunos dentro dos ateliês de teatro, e desenvolvendo a produção através de jogos teatrais. Bem como confecção de fantoches e reprodução das histórias e contos em mini- livros que os alunos confeccionam.

Os alunos soltam a voz quando aprendem as canções em “Inglês”, escolhidas em língua estrangeira para despertar e aguçar a curiosidade dos alunos, intercaladas com canções que eles mais gostam de cantar fazemos uma releitura de brincadeiras antigas tais como: cirandas; dança da cadeira; coelhinho sai da toca dentre outras.


Avaliação:
Os alunos avaliam o seu desempenho expressando-se através de uma roda de conversa, desenhos, ou registros, avaliando e pontuando cada etapa do projeto. Salientando os pontos positivos e negativos das atividades e expressando quais foram mais prazerosas de serem realizadas por eles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário