quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROJETO DE ORATÓRIA

EIXO : LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO
ATELIÊ: ORATÓRIA         

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PRETENDIDOS ALCANÇADOS

ü  Planejar, produzir e revisar perguntas de textos orais transcritos;
ü  Desenvolver a linguagem oral e escrita;
ü  Diferenciar o uso adequado da norma culta e coloquial, bem como as suas peculiaridades e expressando-se com mais facilidade;
ü  Adequar à linguagem coloquial às diversas situações do contexto situacional do aluno;
ü  Conhecer melhor os profissionais do ambiente escolar;
ü  Produzir histórias em quadrinhos em estilo “Mangá”.


JUSTIFICATIVA

       O projeto surgiu da necessidade de envolver os alunos, bem como desenvolver suas competências e habilidades comunicativas (como a capacidade de produzir sentido por meio de textos orais e escritos adequados a diferentes situações). Possibilitando ao aluno o reconhecimento dos gêneros discursivos entrevistas, reportagem, histórias em quadrinhos em estilo mangá e boletins informativos despertando assim os interesses dos mesmos através da sua prática.
       Estabelecendo as diferenças entre os elementos textuais (relações contextuais e co-textuais) de maneira que interfira na leitura ampliando os sentidos produzidos. Proporcionando ao educando uma ampliação do contexto lingüístico e a produção de novas práticas na oralidade e na produção escrita.

CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Ø  Gêneros contemplados em textos jornalísticos; Entrevista, reportagem e HQ em estilo Mangá, Boletim informativo;
Ø  Características dos gêneros acima mencionados;
Ø  Subgênero: artigo de opinião;
Ø  Pontuação contida nos textos jornalísticos;
Ø  Classes de palavras; (Substantivo, adjetivo, artigo, etc.);
Ø  Acentuação gráfica; (Oxítonas e paroxítonas);
Ø  Silaba, Tonicidade e proparoxítonas;
Ø  Relação entre nomes na frase (introdução a analise sintática).


CRONOGRAMA / AÇÕES A SEREM DESENVOLVIDAS

1ª etapa: Fevereiro:
Ø  Disparador:
Ø  “Conhecendo melhor os alunos”
Ø  Leitura e discussão do texto: quem é você? Possibilitando trabalhar as diferenças pessoais de cada aluno e fazer uma auto-análise para estabelecer relações saudáveis entre os colegas de classe; do aluno com o próprio corpo e o cultivo de boas amizades;
Ø  Texto: autoretrato - Reflexão sobre sua origem;
Ø  Realização de entrevistas entre os alunos (qual o seu nome completo?,sua idade?, onde nasceu? Qual a sua comida preferida? Entre outras)
Ø  Texto: O menino no espelho – reflexão sobre sua identidade/valores;
Ø  Introdução a classes de palavras – substantivos;
Ø  Reconhecer e empregar corretamente, em um texto, os sinais de pontuação
Ø  Introdução ao projeto:
Ø  Sondagem e conceitos de gêneros discursivos (entrevista, reportagem e Histórias em quarinhos),
Ø  Linguagem coloquial e norma culta;
Ø  Leituras de entrevistas e reportagens em diferentes textos impressos revistas: Quem, Atrevida, Jornais do Bairro, boletins informativos.
Ø  Relacionar suas características e semelhanças, sua funcionalidade, elaboração e revisão de perguntas para as entrevistas,
Ø  Definição do foco das entrevistas (pessoais profissionais ou temáticas escolhida pelos grupos),
Ø  Produção de textos de opinião;
Ø  Discussão do desenvolvimento do projeto pela equipe,
Ø  Análise de participação e envolvimentos dos alunos no projeto;
Ø  Confecção de um boletim informativo quinzenal com as matérias feitas pelos alunos.;
Ø  Confecção do portfólio das equipes;

2ª etapa: Março:
Ø  Análise de entrevistas e reportagens relacionadas ao universo adolescente;
Ø  Realização das simulações de entrevistas entre os alunos;
Ø  Orientações de postura e linguagem adequada ao gênero entrevista e reportagem;
Ø  Gravações das práticas realizadas em sala de aula;
Ø  Confecção do portfólio das equipes;
Ø  Confecção do boletim informativo quinzenal com as matérias feitas pelos alunos em sala de aula.

3ª etapa: Abril:

Ø  Elaboração e produção de reportagem sobre a “Páscoa” (qual o seu sentido? Como é comemorada?);
Ø  Confecção do boletim informativo quinzenal sobre a reportagem da “Páscoa”;
Ø  Texto jornalístico: “bicho é com ele”;
Ø  Análise da pontuação na entrevista;
Ø  Análise de textos orais (transcrição de textos orais, diferenças de fala e escrita);
Ø  Entrevistas e gravação no estúdio com os funcionários da Efeti;
Ø  Análise e pesquisa em textos científicos: consultas ao dicionário;
Ø  Pesquisas de gírias e expressões regionais;
Ø  Produção de um pequeno dicionário de gírias e expressões regionais mais utilizadas no contexto do aluno do Jd. São José II;
Ø  Confecção do portfólio das equipes.

4ª etapa: Maio:

Ø  Enquetes sobre a nova temática das reportagens das equipes;
Ø  Entrevista especial do “Dia das Mães”;
Ø  Confecção do boletim informativo quinzenal sobre a reportagem do “Dia das Mães”;
Ø  Leitura de Textos científicos: Enciclopédias;
Ø  Origem da historia em quadrinhos – leitura e produção de textos verbais e não – verbais;
Ø  Introdução a morfologia – Substantivo/singular/plural;
Ø  Leitura de textos epistolares: “O diário de Anne Frank”;
Ø  Discussão e análise das entrevistas realizadas pelos alunos e exposição em cartaz e vídeo;
Ø  Reportagem sobre as novas regras da gramática da língua portuguesa: “Você sabia que...”;
Ø  Produção de boletins informativos;
Ø  Confecção do portfólio da equipe

5ª etapa: Junho:

Ø  Leitura de textos de opinião: “Quem lê mais escreve melhor?”
Ø  Oficina da escrita: produção de textos de opinião sobre temática livre;
Ø  Adjetivos, artigos, relações entre os nomes, acentuação gráfica (proparoxítonas, paroxítona, oxítonas, monossílabos);
Ø  Avaliação do projeto pelos alunos;
Ø  Finalização do portfólio das equipes;

Ø  Exposição do projeto (produção de cartazes e um livro uma coletânea de entrevistas realizadas no projeto).



AVALIAÇÃO DO PROJETO

     A avaliação e dará em todos os momentos simultaneamente ao projeto, sendo observado o desenvolvimento do aluno em todas as etapas do projeto, observando também suas competências linguisticas e psíquicas em suas múltiplas inteligências (habilidades/competências). Serão feitas algumas intervenções pedagógicas de forma que juntamente com o aluno, ele possa conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem procurando viabilizar e contextualizar as situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão e condições de enfrentar. A avaliação inicial servirá para obter informações necessárias para propor atividades e gerar novos conhecimentos, assim como para o aluno tomar consciência do que já sabe e do pode ainda aprender sobre os conteúdos sugeridos.

ANEXOS (Registro, Vídeos, portfólios, parcerias e etc.)

Ø  Paralelo ao projeto é realizado a produção escrita de um diário de emoções com os alunos onde eles registram diariamente como foi o seu dia? O que estão sentindo? Enfim é mais uma maneira que encontrei para trabalhar a leitura e a escrita dos alunos de uma forma prazerosa, bem como a produção das histórias em quadrinhos em estilo Mangá, que surgiu para trabalhar a leitura e escrita desenvolver as competências linguisticas sem deixar de lado as habilidades com desenhos dos meninos o que tem surtido um grande efeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário