quarta-feira, 25 de maio de 2011

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES



ATELIÊ: ORATÓRIA__________________
EIXO: LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO         
TEMA:DESENROLA CARRETEL


OBJETIVOS:
Possibilitar ao educando ampliar os conhecimentos linguisticos e o conhecimento das novas regras ortográficas da língua portuguesa (materna);
Proporcionar uma aprendizagem mais interessante através da criação dos jogos lúdicos com conteúdos gramaticais.

CONTEÚDOS:
ü  - Acentuação gráfica, substantivos singular e plural;
ü   Introdução a morfologia – Substantivo/singular/plural.

CONCEITUAIS:
-Utilizar a linguagem culta através da criação de jogos lúdicos e de tabuleiros;
-Compreender as diversas situações do uso da língua culta ou padrão.

PROCEDIMENTAIS:
-Construir jogos que estejam relacionados aos conteúdos de língua portuguesa;
-Desenvolver a criatividade.

ATITUDINAIS:
-Reproduzir as ações e os conteúdos praticados em sala de aula;
-Praticar o uso da língua (coloquial ou culta) nas situações adequadas a linguagem.





ETAPAS PROVÁVEIS:


ATIVIDADE

  • Exposição dos conteúdos de substantivos e pontuação;






  • Construção de jogos de tabuleiros e lúdicos;




  • Leitura de contos.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA

  • Breve leitura dos conceitos para construção dos jogos; à medida que os conteúdos forem sendo trabalhados em sala com os alunos serão produzidos novos jogos relacionados a esses conteúdos.

  • Os alunos divididos em equipes decidirão juntos qual? E como será o jogo de português que deverão criar;


  • Na roda de leitura será lido a cada dia um conto, uma história ou uma fábula diferente para ampliar o repertório linguístico dos alunos.

AVALIAÇÃO:

-A avaliação se dará de forma contínua, considerando o comportamento do aluno em relação aos demais colegas e o seu desenvolvimento nas atividades relacionadas, bem como a sua autoavaliação no processo de aprendizagem e evolução do projeto de entrevistas e reportagens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário